Blefaroplastia: a cirurgia de pálpebras que rejuvenesce seus olhos e realça sua beleza

Neste artigo, o cirurgião plástico em são paulo, especialista em Blefaroplastia, responde as principais perguntas sobre a Blefaroplastia.

Escrito por

Doutor Igor Passaglia

Cirurgião Plástico formado no Instituto Ivo Pitanguy e USP/SP, que são as principais instituições de Cirurgia Plástica do Brasil e estão entre as mais prestigiadas do mundo, tendo como principal mestre Prof. Ivo Pitanguy.

O que todos deveriam saber sobre blefaroplastia

A Blefaroplastia, também é conhecida como cirurgia plástica das pálpebras. As pálpebras superiores são responsáveis por cobrir e fechar os olhos. Além disso, são as estruturas que possuem a pele mais fina de todo o corpo. 

Com o passar dos anos, além da flacidez de pele em volta dos olhos, as bolsas formadas por gorduras podem ficar protuberantes e desfavorecem um olhar jovial, impactando negativamente em sua autoestima

Como é feita a cirurgia de pálpebras (blefaroplastia)?

Neste procedimento, o cirurgião remove o referido excesso de pele superior e/ou inferior  e em alguns casos parte das bolsas de gordura proeminentes.

Benefícios da cirurgia de pálpebras

A Blefaroplastia realizada por profissionais especializados, além de melhorar o campo de visão do paciente, pois a pálpebra caída prejudica a leitura e causa incômodos / cansaço nas atividades dependentes da visão, também oferece os aspectos estéticos produzindo uma aparência saudável e rejuvenescida.

5 motivos para realizar a blefaroplastia

  1. Melhora no campo visual
  2. Melhora no aspecto cansado dos olhos
  3. Poucas horas de internação
  4. Recuperação rápida
  5. Resultado duradouro

Quando é indicada a cirurgia de pálpebras?

A cirurgia é indicada para pacientes com flacidez de pele e/ou flacidez muscular avançada. Algumas pessoas podem ter flacidez intensa mesmo sendo jovens, então pode ser indicada a partir dos 30 anos – quando inicia o processo de envelhecimento. O mais comum são pacientes acima de quarenta anos de idade.

Blefaroplastia tira olheiras?

Depende! A cirurgia consiste em remover o excesso de pele e de bolsas de gordura das pálpebras, o que permite suavizar as olheiras causadas por essas alterações.

Quais profissionais estão aptos a realizar esta cirurgia ?

O Cirurgião Plástico é o profissional mais capacitado para realizar esta cirurgia.

No caso, o Dr. Igor Passaglia realizou 06 anos de Medicina, 02 anos de Cirurgia Geral e 03 anos de Cirurgia Plástica, após se tornar Cirurgião Plástico ainda realizou mais 02 anos de Fellows na USP SP de Cirurgia Crânio Maxilo Facial e Cirurgia Órbito Palpebral, sendo um dos poucos profissionais no país com esta vasta formação e experiência na área. Caso queira, leia meu currículo aqui.

Posso combinar com outras cirurgias como Lifting Facial, Rinoplastia ou cantoplastia?

Sim, são combinações que se otimizam e são realizadas com muita frequência.

Quando o convênio cobre a blefaroplastia?

A retirada do excesso de pálpebras tem cobertura pelo plano de saúde quando a pele está prejudicando a visão. Se não houver laudo médico nesse sentido, a cirurgia é considerada apenas rejuvenescedora (plástica) e a cobertura não é obrigatória.

Qual anestesia usada na cirurgia de pálpebras?

Nessa cirurgia, administramos sedação com anestesia local, sempre com a presença do anestesista, para maior segurança e conforto do paciente.

Quanto tempo demora uma cirurgia de blefaroplastia?

Mesmo sendo realizada em uma região sensível do corpo, a cirurgia é considerada simples e rápida, durando cerca de 90 minutos.

Onde ficam as cicatrizes na cirurgia de pálpebras?

Como a pele das pálpebras não é espessa, as cicatrizes da Blefaroplastia tendem a ficar bem finas e disfarçadas nos sulcos da pele. Na pálpebra superior ela se mantém escondida no sulco palpebral e na pálpebra inferior, bem abaixo da linha ciliar.

Contra-indicações à blefaroplastia

Pacientes com doenças crônicas descompensadas como: 

  • diabetes,
  • hipertensão,
  • insuficiência cardíaca,
  • Devemos controlá-las para depois submeter-se a cirurgias plásticas. 

Quem tem problemas de visão, como miopia ou hipermetropia, por exemplo, podem fazer a cirurgia sem qualquer problema.

Quais exames para fazer blefaroplastia?

Conforme a idade do paciente e a presença de condições associadas são solicitados exames pré-operatórios como exames de sangue (hemograma e coagulograma), radiografia de tórax e eletrocardiograma. 

Sobre o pós-cirúrgico:

Como fica a aparência?

O inchaço (edema) é comum nos três primeiros dias após a blefaroplastia. Também é comum o extravasamento de sangue (equimose). Porém, ambas são consequências esperadas, que costumam melhorar nas duas semanas seguintes à cirurgia.

Qual o tempo de recuperação de uma blefaroplastia?

A total cicatrização após blefaroplastia pode demorar até 12 meses, sendo que esse é o tempo para que a incisão se torne apenas uma linha bem fina e quase imperceptível na pálpebra. O tempo de afastamento das atividades laborais é de 10 dias em média.

Quando retirar os pontos?

Os pontos podem ser retirados entre 3 a 5 dias.

Quais procedimentos eu recomendo para uma recuperação melhor?

Cicatrização

A cirurgia deixa uma cicatriz discreta, pois fica localizada exatamente na dobra da pálpebra superior (porção que fica escondida quando o olho está aberto) e bem embaixo da linha ciliar inferior, no caso da pálpebra de baixo ou ainda dentro da conjuntiva. O aparecimento de queloides é muito raro nesta região.

Tabagismo

O cigarro deve ser evitado pelo menos 1 mês antes da intervenção e nos dois meses seguintes à cirurgia pois prejudica a microcirculação e compromete a cicatrização.

Higienização

Deve ser feita normalmente com água e sabonete, uma vez que não ficam curativos no local.

Repouso

Deve ser feito repouso de uma semana, até a retirada dos pontos.

Óculos escuros

Devem ser usados até que a cicatrização esteja completa, cerca de 30 dias. A ação do sol pode dificultar a cicatrização e deixar a pele da região manchada.

Para dormir

O paciente deve dormir de barriga para cima por duas semanas, depois disso é possível dormir de lado. 

Inchaço

Compressas geladas feitas com água e gaze ajudam a reduzir o inchaço da região.

Quais os riscos da cirurgia de pálpebras?

  • Segundo informa a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os riscos da cirurgia são:
  • infecção,
  • prejuízo temporário ou perda da visão,
  • disfunção da pálpebra
  • trombose venosa profunda.

O que pode dar errado nesta cirurgia?

Embora a blefaroplastia pareça uma cirurgia simples, é muito importante você escolher um cirurgião com um ótimo currículo e com formação sólida.

O cirurgião precisa ter alguns cuidados com a saúde dos olhos ao realizar essa cirurgia, como evitar o ressecamento da córnea, mantendo-a lubrificada com pomadas oftalmológicas durante o procedimento. Deverá também, cuidadosamente, controlar hemorragias fazendo uma boa hemostasia, pois o sangue liberado pode comprimir o nervo óptico podendo causar até cegueira.

Cirurgiões inexperientes podem cometer também erros estéticos na cirurgia. O erro mais comum é a retirada excessiva de pele (dificultando o fechamento dos olhos) ou insuficiente de pele (causando o descontentamento da paciente, pois ainda há pele para ser retirada), mau posicionamento das incisões, retirada excessiva das bolsas de gordura (deixando a pálpebra inferior mais funda) ou insuficiente das bolsas de gordura (deixando resíduo de gordura e causando o descontentamento da paciente).

Como evitar estes problemas com a cirurgia?

Ao escolher um cirurgião plástico para realizar a cirurgia de blefaroplastia, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia.

 Um bom ponto de partida é usar a lista abaixo como um guia durante a sua consulta.

  • O médico é especialista em cirurgia plástica com registro no CRM (RQE)? É possível fazer essa checagem no site da instituição (CFM). Aqui está o link caso queira chegar meu CRM no site deles buscar pelo meu nome “Igor Passaglia” .
  • O cirurgião plástico é membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP  É importante que você saiba que os membros dentro da SBCP tem níveis de categoria e experiência, sendo o “Membro Titular” a mais alta delas, pois o profissional passa por uma rigorosa avaliação para recebê-lo. Você pode verificar meus status dentro da SBCP clicando aqui e buscando por “Igor Passaglia” e depois clicando em “Perfil Completo”..
  • Quantos anos de treinamento em cirurgia plástica o médico tem?
  • O local escolhido para a cirurgia é seguro?
  • Sou um bom candidato a este procedimento?
  • O que se espera de mim para que os melhores resultados sejam obtidos? 
  • Onde e como será realizado o procedimento?
  • Qual técnica cirúrgica é recomendada para mim?
  • Quanto tempo de recuperação posso esperar, e que tipo de ajuda vou precisar durante minha recuperação?
  • Quais são os riscos e complicações associados ao meu procedimento?
  • Como são tratadas as complicações?

Qual é a faixa de valor de uma blefaroplastia?

Dependendo dos profissionais e da estrutura envolvida, para lhe dar maior segurança, você encontra a blefaroplastia com os mais variados custos, desde os mais acessíveis aos mais caros. O custo inclui hospital, materiais e mão de obra da equipe de cirurgia plástica. 

O Conselho Federal de Medicina e o Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica proíbem a divulgação de preços de cirurgias plásticas na internet.  Somente após realizar uma avaliação presencial ou por vídeo consulta  é que posso passar um valor.

Agora, muita atenção na hora de escolher o profissional!

Não use o preço como o principal determinante. Como eu disse, embora possam ocorrer raros imprevistos, o local e o médico que você escolher devem estar preparados para revertê-los. 

Clique no botão abaixo e entre em contato se lhe restou mais dúvidas. Teremos o maior prazer em ajudá-la. Caso decida agendar uma consulta, você também poderá marcar um horário clicando no botão abaixo e falando conosco pelo WhatsApp.

Dr Igor Passaglia

preencha o formulário para ser direcionado ao nosso whatsapp

Seus dados só serão usados para agendamento de consulta. Não enviaremos mensagens promocionais.