Leia isso antes da Abdominoplastia para tomar uma decisão bem informada

Escrito por

Doutor Igor Passaglia

Cirurgião Plástico formado no Instituto Ivo Pitanguy e USP/SP, que são as principais instituições de Cirurgia Plástica do Brasil e estão entre as mais prestigiadas do mundo, tendo como principal mestre Prof. Ivo Pitanguy.

O que é abdominoplastia?

Abdominoplastia é uma cirurgia plástica realizada para retirar o excesso de pele e ajudar no contorno corporal. Esse procedimento também consegue remover as estrias localizadas abaixo do umbigo, área onde a pele será removida.

Geralmente associamos a lipoaspiração nas costas e flancos, gerando assim uma melhora do contorno corporal, sendo denominado Lipoabdominoplastia.

Além disso, podemos coletar essa gordura e realizar a lipoenxertia glútea – remodelamento glúteo, procedimento conhecido como Lipoescultura.

Em casos bem selecionados podemos escolher a técnica de alta definição.

Podemos também associar o uso de tecnologias como Renuvion e Bodytite, para maior retração da pele. Por isso a importância da consulta com o seu Cirurgião para um planejamento personalizado.

Quando se deve fazer uma abdominoplastia?

Geralmente as queixas dos pacientes são: 

  • Flacidez na região abdominal;
  • Abdômen saliente ou projetado, que fica desproporcional ao resto do corpo;
  • Abaulamento abdominal aos esforços (diástase).

Quais os tipos de abdominoplastia?

A Abdominoplastia tem duas variantes que são a Abdominoplastia Reversa e a Mini-Abdominoplastia. 

A Abdominoplastia Reversa é indicada em casos específicos de flacidez abdominal acima do umbigo e quase nada abaixo dele. A Mini-Abdominoplastia já é indicada quando a flacidez é infra-umbilical e não há flacidez acima da cicatriz umbilical.

Qual a melhor cirurgia para perder barriga? Abdominoplastia ou Lipoaspiração?

Você quer um abdômen mais bonito e bem definido? Uma cirurgia plástica pode ser a solução. As duas principais cirurgias indicadas para melhorar a aparência do abdômen são a Lipoaspiração e a Abdominoplastia. Se o caso é de flacidez de pele, a Abdominoplastia é indicada, associada à Lipoaspiração.

Em casos que não há flacidez de pele, muito provavelmente o responsável pela perda da definição abdominal é a gordura, e nesse caso realizamos apenas a  Lipoaspiração.

Posso combinar a Abdominoplastia com outras cirurgias?

Sim, deve ser respeitado o tempo cirúrgico total de 6 horas.

Quanto tempo dura a abdominoplastia?

A cirurgia dura em média 3 horas. 

Quem é o profissional apto a realizar a Abdominoplastia?

Esse tipo de procedimento deve ser feito por um Cirurgião Plástico reconhecido pelo CRM (Conselho Regional de Medicina) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Para saber se seu médico é reconhecido, basta procurar pelo seu registo no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Como fica a cicatriz da Abdominoplastia?

Local da cicatriz: São duas as cicatrizes resultantes de uma Abdominoplastia, a cicatriz na parte de baixo do abdômen, que se estende de uma crista ilíaca à outra, porém é a que fica escondida pelas peças de roupa íntima. A outra cicatriz é a umbilical, momento importante da cirurgia com o intuito de deixar esta cicatriz o mais natural e discreta possível. Por isso usamos a cola cirúrgica em todos os nossos casos.

Tamanho da cicatriz: O tamanho da cicatriz varia conforme o excesso de pele. Apenas durante a consulta médica com o Cirurgião Plástico será possível estimar o tamanho final da cicatriz, pois não existe uma técnica universal na Abdominoplastia, mas uma abordagem personalizada conforme a necessidade do paciente.

Qual tipo de anestesia é usada?

A anestesia utilizada é a Geral, por ser mais segura e de melhor conforto para o paciente.

Sobre a recuperação da Abdominoplastia:

Quanto tempo demora para desinchar a barriga depois de uma Abdominoplastia?

É necessário paciência. Por fazer parte de um processo orgânico longo e complexo, o inchaço demora a melhorar. Uma prévia do resultado, já é observado nas primeiras semanas, resultado final entre 3 e 6 meses até 1 ano, dependendo de cada organismo.

Quanto tempo leva para cicatrizar os pontos internos da Abdominoplastia?

Geralmente em 2 meses a paciente está apta para qualquer atividade física. A atividade física leve pode ser iniciada após 3 semanas da cirurgia.

Pode tirar a cinta para dormir?

Após uma cirurgia a cinta deve ser usada até mesmo para dormir, devendo ser retirada apenas para tomar banho durante o primeiro mês. No segundo mês iniciamos uma flexibilização do tempo de uso da cinta, dependendo da evolução de cada paciente.

Quanto tempo depois da Abdominoplastia pode deixar de usar a cinta?

O uso da cinta modeladora é indicado por um período de um a dois meses. O objetivo da cinta é comprimir o abdômen para diminuir o edema (acúmulo de líquidos), melhorar a cicatrização, dar conforto e segurança, modelar suas curvas, e diminuir a dor.

Quanto tempo após a Abdominoplastia é liberado o exercício e abdominais?

Exercícios que forçam a musculatura do abdome são liberados após 60 dias.

Quem faz Abdominoplastia fica com o estômago alto?

O chamado “estômago alto” pode ser causado por gordura intra abdominal (visceral) ou então por uma diástase de musculatura reto abdominal acentuada na região. Se um paciente tem muita gordura visceral, provavelmente ele está fora do peso ideal para a cirurgia e esta deve ser postergada para um momento melhor. No caso de uma diástase, ela será tratada na execução da técnica cirúrgica.

Quem não pode fazer?

Pacientes acima do peso ideal, IMC acima de 30 são candidatos a uma melhora de peso e de estilo de vida antes da cirurgia. 

Posso engravidar depois de uma Abdominoplastia?

A abdominoplastia não impede a gestação ou causa qualquer risco à mãe, ou ao feto. O tratamento realizado na musculatura abdominal durante a cirurgia apenas reposiciona esses músculos ao seu local original e reforça a porção central para melhorar a estética do abdômen. Porém, isso não impede o crescimento uterino em uma futura gestação. 

Quais os riscos de fazer Abdominoplastia?

Os maiores riscos são de trombose, isquemia de parte do abdome, entre outros. Para evitar esses riscos, o paciente deve estar em boas condições de saúde, ser operado por um cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e em local adequado.

Preço da Abdominoplastia em São Paulo?

Dependendo dos profissionais e da estrutura envolvida, para lhe dar maior segurança, você encontra a Abdominoplastia com os mais variados custos, desde os mais acessíveis aos mais caros. O custo inclui hospital, materiais e mão de obra da equipe de cirurgia plástica. O valor é dado pela experiência e responsabilidade do médico escolhido.

Agora, muita atenção na hora de escolher o profissional!

Não use o preço como o principal determinante. Como eu disse, embora possam ocorrer raros imprevistos, o local e o médico que você escolher devem estar preparados para revertê-los.

Checagem antes da consulta de Abdominoplastia:

Ao escolher um Cirurgião Plástico para realizar a cirurgia de Abdominoplastia, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia.

 Um bom ponto de partida é usar a lista abaixo como um guia durante a sua consulta.

  • O médico é especialista em cirurgia plástica com registro no CRM (RQE)? É possível fazer essa checagem no site da instituição (CFM). Aqui está o link caso queira checar.
  • Quantos anos de treinamento em cirurgia plástica o médico tem?
  • O local escolhido para a cirurgia é seguro?
  • Sou um bom candidato a este procedimento?
  • O que se espera de mim para os melhores resultados serem obtidos? Você foi bem orientada quanto ao pós-operatório?
  • Onde e como será realizado o procedimento?
  • Qual técnica cirúrgica é recomendada para mim?
  • Quanto tempo de recuperação posso esperar, e que tipo de ajuda precisarei durante minha recuperação?
  • Quais são os riscos e complicações associados ao meu procedimento?
  • Como são tratadas as complicações?
  • Qual será a aparência da minha barriga e cintura com o passar do tempo?
  • O tempo de internação após a Abdominoplastia deve ser de, no mínimo, 24 horas. Sair do hospital logo após o procedimento é um erro e pode causar danos à saúde. O médico levará isso em conta?

preencha o formulário para ser direcionado ao nosso whatsapp

Seus dados só serão usados para agendamento de consulta. Não enviaremos mensagens promocionais.